Cinco dicas úteis para casas com eficiência energética

Imagem - Cinco dicas úteis para casas com eficiência energética
Novembro 07 ,2020

Você já olhou para a sua conta de energia e pensou que preferia que eles enviassem um circuito elétrico no lugar? Embora existam aspectos do seu consumo de energia que não podem ser controlados, você pode tornar sua casa mais eficiente em termos de energia. Não só isso, você também pode torná-la amiga do ambiente.

Confira cinco dicas úteis para ajudá-lo a tornar sua casa mais eficiente em termos de energia.

Invista em tecnologias e dispositivos para economizar energia

A tecnologia trouxe uma grande mudança na forma como os equipamentos domésticos consomem energia. Produtos com eficiência energética, como climatizadores, aquecedores solares e luzes LED, são as escolhas inteligentes de hoje. Em comparação com os produtos tradicionais, eles consomem uma fração da eletricidade, proporcionando uma melhor experiência para o usuário. É certo que o investimento inicial em produtos com eficiência energética é maior. Mas as enormes economias feitas por um período compensam.

O pensamento inovador também ajuda a dar um salto. Um climatizador, por exemplo, pode substituir facilmente um ar-condicionado (ou complementar um com eficácia). Portanto, o quarto e outras áreas fechadas podem ter ar-condicionado, enquanto os espaços abertos, como áreas de jardim com sombra ou varandas, podem ser facilmente resfriados com climatizadores. Afinal, esses equipamentos consomem até 10 vezes menos energia do que os aparelhos de ar-condicionado.

Esteja atento aos equipamentos de uso múltiplo

Hoje, temos a flexibilidade de escolher entre uma variedade de produtos e eletrodomésticos multifuncionais. Um telefone celular é um bom exemplo, pois também pode ser usado como uma lanterna, uma calculadora ou uma câmera. Os dispositivos multifuncionais não só garantem o uso eficiente do espaço, mas também geram economia de custos e energia.

A flexibilidade e os múltiplos benefícios combinados em um único produto também ajudam a economizar espaço, o que é um bônus bem-vindo. Os climatizadores Symphony, por exemplo, possuem tecnologia i-PURE e repelente de mosquitos incorporado. Isso faz com que o climatizador atue como um purificador de ar, bem como uma máquina repelente de mosquitos, tudo ao mesmo tempo.

Escolha produtos de marca e com selo de energia

Muitas vezes vivemos com o equívoco de que produtos de marca são muito caros em comparação aos produtos montados ou locais. Na realidade, é exatamente o oposto. Os produtos de marca vêm com uma garantia mínima, bem como uma garantia de backup do serviço. Fácil manutenção, experiência descomplicada e uma promessa de peças sobressalentes genuínas tornam a escolha por produtos de marca e com selo de energia uma decisão mais inteligente.

Verdade seja dita, os produtos locais ou montados pouco levam em consideração quando se trata de atender às normas de eficiência energética ou aos padrões de qualidade.

Faça do seu tempo assistindo TV uma chance de se conectar com a família

Hoje em dia, é comum ter mais de um aparelho de televisão em cada casa. Deixando as preferências pessoais de lado, aproveite as oportunidades de se reunir em frente à televisão e assistir a uma partida de futebol ou a um filme.

Isso ajudará você a economizar no uso de várias luzes, ventiladores ou climatizadores, com a vantagem adicional de ter tempo reunido com toda a família!

Troque equipamentos antigos por produtos mais recentes e com maior eficiência energética

Frequentemente, agimos com preguiça e não substituímos equipamentos elétricos antigos ou outros equipamentos domésticos. No entanto, é melhor substituir esses itens após 3 a 5 anos para economizar com custos de manutenção e reparos e com o alto consumo de energia.

Por último, mas não menos importante, com as novas tecnologias e invenções, a aspiração e o apetite por equipamentos domésticos de última geração aumentaram. Fique atento a ofertas de troca para obter uma milhagem extra em seus gastos. Você pode não apenas desfrutar dos mais recentes avanços tecnológicos em casa, mas também economizar energia e contribuir para tornar o planeta mais verde e sustentável.

E então? Está pronto para começar sua jornada para uma casa inteligente e com baixo consumo de energia?